-
Arquitetos: Oliver Grigić
- Área: 1393 m²
-
Fotografias:Marin Topić
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Vila π está situada em um terreno de aproximadamente 4 hectares, localizado no extremo sul de Čepin, povoado próximo a Osijek. Dentro do terreno, o projeto está posicionado em meio aos bosques naturais, delineando a nova paisagem. No lado sul do complexo, um novo lago foi formado cuja qualidade da água é mantida pelos purificadores biológicos. Existem dois acessos ao terreno, um para o proprietário, para os visitantes íntimos diários e empregados e o outro para os usuários externos da piscina e outros convidados.
A vila foi concebida de acordo com os desejos e as necessidades do proprietário. Seu estilo de vida é baseado na sociabilidade e no entretenimento dos numerosos membros da família, sócios, associados e amigos. Por esta razão, a vila possui três entradas e três níveis de acessibilidade. O terceiro nível é composto pela entrada sul da área da piscina e pela ala dos hóspedes no térreo, que são acessíveis ao círculo mais amplo dos amigos do proprietário e dos associados. O segundo nível, com a entrada oeste, inclui, além das áreas mencionadas, área recreativas e serviços. O primeiro nível de acessibilidade é composto pela garagem, através da entrada norte, local exclusivo para o proprietário e sua família, esposa e três filhos.
No térreo, o projeto possui a forma de um "L", com duas alas. Existem três elementos separados na parte superior do volume principal, dois são perpendiculares a mesma, e o terceiro se encontra na intersecção das alas (com um pouco de rotação). Os volumes nas plantas enfatizam e cobrem as entradas e, funcionalmente, recopilam um conteúdo similar. O sótão, que se estende abaixo do fragmento do térreo, contém a sala de máquinas e a tecnologia da piscina. Na ala sudoeste do térreo está a área de serviço, área da piscina, vestiários e entrada para os hóspedes e visitantes externos. A ala sudeste é composta pela área dos proprietários que pode ser, opcionalmente, separada ou integrada através de grandes portas de correr. O volume sul é uma unidade para convidados com dois dormitórios e um banheiro. O volume norte é recreativo, com academia, sauna e área de relaxamento e por fim, o volume leste é composto pelos dormitórios da família.
A vila está integrada com a paisagem do parque através de cortinas de vidro de grande tamanho que permitem a orientação espacial e transparência, convidando os usuários a uma constante interação com a natureza. O desenho da paisagem oferece uma variedade de atrativos visuais que mudam com o passar das estações. Os materiais utilizados no desenho exterior e interior são de estilo tradicional, natural, de tons marrons, com tratamento final mínimo, assegurando uma sensação de aconchego e conexão com a natureza para o proprietário e todos os demais usuários.
Por outro lado, um sistema de "casa inteligente" representa uma tecnologia altamente sofisticada, proporcionando o máximo de conforto com o mínimo consumo de energia. A energia geotérmica é utilizada para a calefação e a resfriamento, incluindo o aquecimento da água da piscina e utilização como água sanitária. Todas as instalações são aquecidas e refrigeradas por meio de estruturas de concreto na cobertura e piso. A infraestrutura da "casa inteligente" se preocupa com a segurança, manutenção, comodidade do usuário, o consumo, manutenção de registros e sustentabilidade de todo o sistema, espaço interior e o próprio meio ambiente.